Após 40 dias de busca incessante, as quatro crianças que estavam desaparecidas na região amazônica da Colômbia, devido à queda de um avião, foram encontradas com vida nesta sexta-feira (9). A confirmação do resgate foi feita pela imprensa local, trazendo um momento de alívio para a comunidade.
As quatro crianças desaparecidas são irmãs e pertencem à comunidade indígena Uitoto. Elas estavam a bordo da aeronave juntamente com a mãe, que infelizmente foi encontrada sem vida. As crianças foram identificadas como:
O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, compartilhou a boa notícia em uma rede social, expressando alegria e alívio. Em uma publicação no Twitter, ele escreveu: “Uma alegria para todo o país! As 4 crianças que se perderam há 40 dias na selva colombiana apareceram vivas.”
Cabe destacar que, anteriormente, no dia 18 de maio, o presidente Petro havia anunciado que as crianças haviam sido encontradas, mas logo em seguida deletou o tweet e pediu desculpas pela informação equivocada.
O acidente ocorreu no dia 1º de maio durante o trajeto entre Caquetá e San José del Guaviare, duas importantes cidades na região amazônica colombiana. Logo após a decolagem, o piloto comunicou falhas na aeronave, que posteriormente desapareceu dos radares. No início das buscas, os corpos dos três adultos foram encontrados.
As equipes de resgate encontraram as primeiras pistas que indicavam que as crianças haviam deixado a área do acidente e se aventurado pela mata. Entre os objetos encontrados estavam fraldas, a tampa de uma mamadeira, tesoura, mamadeira, um maracujá mordido e, a cinco quilômetros do local do acidente, pegadas infantis, reforçando a esperança de que estivessem vivas.
Mais detalhes sobre a situação das crianças e os desdobramentos desse resgate comovente ainda serão esclarecidos nas próximas atualizações.



