Após dias quentes e secos, o clima de verão no Rio Grande do Sul está com os dias contados. O fim de semana traz uma virada de tempo significativa, com a expectativa de queda de temperatura e previsão de chuva em praticamente todo o território gaúcho.
No sábado, uma frente fria avança sobre parte das regiões, trazendo mudanças no tempo. Na metade Norte do estado, o sol predomina e as temperaturas se elevam, com sensação de abafamento. No entanto, a nebulosidade aumenta durante a tarde, mas as chuvas só são esperadas para o domingo.
Já no Sul, na Campanha e no Oeste, o clima fica instável, com presença de nuvens, pancadas de chuva e pouca variação térmica. As chuvas devem ocorrer de forma irregular em todo o território gaúcho, com volumes oscilando entre 10 e 20 mm, podendo atingir até 50 mm de forma pontual. Também há possibilidade de ocorrência de temporais isolados e rajadas de vento.
As temperaturas começam a cair a partir deste sábado (10), embora as máximas ainda se mantenham elevadas, alcançando os 28ºC em cidades como Torres e Santa Rosa. Em Porto Alegre, o sábado tem previsão de sol pela manhã, com chuvas previstas para a tarde, mínima de 17ºC e máxima de 26ºC.
No domingo (11), a frente fria se desloca pelo Centro, Norte e Leste do estado, trazendo chuvas. Em alguns pontos, são esperados acumulados entre 30 e 50 mm, podendo ocorrer chuvas fortes. Por outro lado, o dia começa com sol e frio na metade Sul, com mínimas variando entre 7 e 9°C.
O ar frio ingressa com intensidade entre a tarde e a noite, causando uma queda significativa na temperatura em todas as regiões. Grande parte do território gaúcho registrará a mínima durante a noite, com projeções de temperaturas de apenas um dígito e sensação de frio.
No domingo, em Porto Alegre, são esperados sol e chuva, com mínima de 9ºC e máxima de 15ºC.



