Onda de frio, chuva e geada marcam o ínicio da semana no Rio Grande do Sul
Pesquisar
Foto: Prefeitura de Serafina Correa/Divulgação

Onda de frio, chuva e geada marcam o ínicio da semana no Rio Grande do Sul

A partir de quarta-feira (14), espera-se a atuação de uma frente fria e um ciclone extratropical no Rio Grande do Sul.

Compartilhe esta notícia:

A semana que antecede o início oficial do inverno traz consigo a previsão de temperaturas mais baixas no Estado. A segunda-feira (12) marcou a chegada de uma onda de frio que se estendeu pela maior parte do Rio Grande do Sul. De acordo com os prognósticos, a madrugada de terça-feira (13) será a mais gelada do ano até o momento.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas, no domingo (11) pela manhã, sobre o risco de chuva intensa e queda de temperatura nas regiões metropolitanas de Porto Alegre, Noroeste, Nordeste e parte do Centro. Ambos os alertas estão vigentes até o meio-dia de segunda-feira. Espera-se que esse fenômeno traga um frio sem precedentes em 2023.

Até agora, a menor temperatura máxima registrada em 2023 foi de 19,8°C, nos dias 28 e 29 de maio. A previsão para segunda e terça-feira é que a máxima não ultrapasse os 14 ºC.

Em relação à menor temperatura mínima de 2023, o recorde atual é de 10,2°C, registrado em 13 de maio. A expectativa é que esse recorde seja quebrado na madrugada seguinte ao Dia dos Namorados, com previsão de 5 graus no início da terça-feira.

Ao amanhecer, há condições favoráveis para a formação de geada em grande parte do Estado, principalmente nas regiões da Campanha, Fronteira Oeste e áreas centrais. O dia será predominantemente ensolarado em quase todo o Estado, com presença de nuvens cobrindo o céu apenas na região serrana.

A partir de quarta-feira (14), espera-se a atuação de uma frente fria e um ciclone extratropical no Rio Grande do Sul.

Leia mais

📢 Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer acompanhar as principais notícias do Brasil e do mundo em tempo real? Conecte-se ao Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais:

📰 Siga também no Google News para receber nossos destaques direto no seu feed.