A Polícia Federal (PF) confirmou que um caminhão que tombou e saiu da pista no km 172 da BR-290, em Butiá, região Carbonífera, transportava três toneladas de um explosivo à base de nitrato de amônio. O transbordo da carga ainda está em andamento e a pista continua bloqueada num raio de dois quilômetros em cada sentido. Durante a tarde, foram registradas filas extensas na região. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) orienta os condutores a utilizarem um desvio pela RSC-287, enquanto os moradores locais têm a opção de utilizar estradas de chão batido.
A ocorrência mobilizou agentes da Polícia Federal especializados em explosivos, uma equipe do Batalhão de Operações Especiais (Bope) da Brigada Militar, integrantes do Exército, Fepam e PRF. A equipe de especialistas está analisando o risco de explosão e fornecendo orientações à empresa responsável pela remoção da carga.
A PF informou em comunicado que o explosivo, utilizado em pedreiras para extração de calcário quando combinado com dinamite, é similar à substância que causou uma grande explosão no depósito do Porto de Beirute, no Líbano, em 2020.
Em caso de explosão devido ao acidente, havia o risco de ruptura do asfalto, com estilhaços podendo atingir uma distância de até dois quilômetros.



