ATENÇÃO: Ciclone extratropical trará chuva e ventos de até 100 km/h
Pesquisar
Foto: Alex Rocha/Arquivo PMPA

ATENÇÃO: Ciclone extratropical trará chuva e ventos de até 100 km/h

Os acumulados de precipitação podem atingir níveis significativos no estado, incluindo a Região Metropolitana de Porto Alegre

Compartilhe esta notícia:

Um ciclone extratropical se forma próximo à costa de Santa Catarina nesta quinta-feira (15), e suas consequências serão a intensificação das condições de chuva volumosa em diversas áreas da Região Sul. Os acumulados de precipitação podem atingir níveis significativos no centro e norte do Rio Grande do Sul, bem como na Região Metropolitana de Porto Alegre e na Serra gaúcha.

Praticamente todo o estado de Santa Catarina, incluindo Florianópolis, será afetado por chuvas intensas e volumosas. No Paraná, também há previsão de grandes volumes de precipitação nas regiões leste, norte e sul. A ocorrência de tempestades é esperada em grande parte dessas áreas, e o risco de alagamentos, deslizamentos, enxurradas e inundações é muito alto.

As rajadas de vento deverão oscilar entre 80 e 100 km/h. No Leste da Grande Porto Alegre a tendência é de rajadas ao reder de 60 a 80 km/h. Já entre Torres, Passos de Torres até Garopaba as rajadas irão oscilar ao redor de 90 a 100 km/h. Em alguns pontos isolados poderá passar de 100 km/h.

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu alerta especial para o aumento da chuva provocado pelo ciclone extratropical.

Veja na íntegra o alerta emitido pelo órgão:

A previsão de elevados volumes de chuva em parte do Rio Grande do Sul devem trazer transtornos (quedas de barreiras e deslizamentos) nas regiões Nordeste e Leste entre a quinta e a sexta-feira (15 e 16 de junho).

Quinta-feira (15): chuvas fracas a moderadas em áreas da metade norte do Rio Grande do Sul. As instabilidades se intensificam entre a tarde e a noite sobre a Serra gaúcha, Vale do Paranhana e Litoral Norte, trazendo chuvas persistentes e com risco de transtornos associados aos elevados acumulados, que variam dos 50 aos 100 mm. As rajadas de vento também ganham força durante a noite, ficando entre 40 e 60 km/h e deixam o mar agitado em toda a faixa litorânea.

Sexta-feira (16): na madrugada e manhã as chuvas seguem intensas na Serra gaúcha, Vale do Paranhana e Litoral Norte, mantendo-se o risco para transtornos associados aos elevados volumes, que variam entre 100
e 150 mm em alguns pontos. As rajadas de vento se intensificam ainda mais nessas regiões, ficando em torno dos 70 e 90 km/h, podendo chegar aos 100 km/h de forma isolada. O mar ainda fica agitado no litoral gaúcho e com condições para ressaca principalmente entre o Litoral Médio e Norte.

Ciclones extratropicais

Os ciclones extratropicais são fenômenos comuns na costa sul e sudeste do Brasil. Dependendo de sua intensidade e proximidade com o continente, podem causar ventanias intensas e chuvas abundantes. É importante estar atento aos avisos e recomendações das autoridades, pois as condições climáticas representam riscos significativos para a população nessas áreas afetadas.

Leia mais

📢 Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer acompanhar as principais notícias do Brasil e do mundo em tempo real? Conecte-se ao Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais:

📰 Siga também no Google News para receber nossos destaques direto no seu feed.