Secretária municipal de Educação pede demissão da pasta
Pesquisar
Foto: Pedro Piegas/PMPA

Secretária municipal de Educação pede demissão da pasta

Pedido vem após escândalo sobre a compra de materiais com dinheiro público, que acabaram sendo acumulados em escolas e depósitos municipais.

Compartilhe esta notícia:

A prefeitura de Porto Alegre anunciou no domingo à noite (18) a saída da secretária municipal de Educação, Sônia da Rosa. Ela ocupava o cargo desde março de 2022.

Em uma nota oficial (leia baixo), foi informado que Sônia solicitou sua exoneração por meio de uma carta na qual destacou os objetivos do projeto pedagógico e dos programas estruturantes implementados para melhorar a qualidade da educação na rede municipal de ensino. Ela também solicitou seu afastamento do cargo para permitir uma investigação transparente sobre a destinação dos materiais e equipamentos tecnológicos adquiridos.

A RBS TV veiculou uma série de reportagens sobre a compra de materiais com dinheiro público, que acabaram sendo acumulados em escolas e depósitos municipais. Desde a divulgação das matérias, o prefeito Sebastião Melo determinou uma auditoria especial na Secretaria Municipal de Educação (Smed) e criou o Comitê Gestor Operacional da Educação para investigar os problemas na distribuição e uso dos materiais adquiridos em 2022, buscando soluções imediatas. Isso resultou em uma espécie de intervenção na pasta.

Leia a nota na íntegra:

“Caros prefeito Sebastião Melo e vice-prefeito Ricardo Gomes,

Porto Alegre vem se destacando em desenvolvimento, inovação e tecnologia. Representa, hoje, uma das capitais com maior performance para se viver e transformar. Para isso, dois pilares são muito importantes: inovação e capital humano. Foi exatamente nesses pilares que pautamos o projeto educacional desenvolvido para a rede municipal de ensino na capital de todos os gaúchos.

Estruturamos na Secretaria Municipal de Educação (Smed) quatro 4 grandes programas educacionais: Alfabetiza + POA (alfabetização na idade certa), Recompoa (recomposição das aprendizagens pós pandemia), Correção de Fluxo (estudantes com distorção idade-ano) e Programa Competências do Século XXI (Inovação, Tecnologia e Competências da parte diversificada da Base Nacional Comum Curricular). Impossível desenvolver uma cidade se não for clara a proposta educacional desde o início da trajetória escolar. A estrutura desses programas tem o objetivo de dar oportunidade a todos, a fim de que nossas crianças e jovens possam acessar todas as possibilidades e que a tão sonhada equidade realmente aconteça.

Hoje, a rede já possui avanços reais nas avaliações pedagógicas, resultado dos programas estabelecidos, da forma como os gestores escolares vêm se dedicando sobre os indicadores educacionais e das práticas diárias dos professores em sala de aula. Essa foi minha principal missão como secretária municipal da Educação de Porto Alegre. Dediquei meus 32 anos de magistério público sempre pensando no desenvolvimento humano de cada estudante, independentemente do nível socioeconômico, entendendo que todos possuem a capacidade de aprender se houver oportunidade e equidade.

Reitero que todo o investimento (materiais e equipamentos) foi executado com responsabilidade, considerando o número de alunos da rede municipal. Não houve desperdício de dinheiro público. Reafirmo, ainda, que todos os materiais pedagógicos adquiridos com os temas (projeto de vida/empreendedorismo, educação financeira/consumo e sustentabilidade) são necessários para o desenvolvimento de competências que possibilitam aos nossos alunos a oportunidade de compreender e atuar nesta Capital que “respira” inovação e transformação.

Essa foi minha contribuição. Estou convicta e acredito muito neste projeto que vai muito além dos muros da escola. Deste modo, senhores prefeito e vice-prefeito, solicito afastamento desta pasta para que a apuração possa acontecer com serenidade e transparência. Toda a transformação passa por dúvidas, críticas e desconfortos. Não é fácil mudar o que está estabelecido como verdade. Entretanto, se os projetos de cidade e de educação não estiverem alinhados, poucas serão as chances de um futuro melhor.

Às famílias, meu sincero agradecimento, pois representam todo o apoio, junto à escola, para a formação integral dos estudantes. Da mesma forma, meu reconhecimento à equipe da Smed e aos professores e demais servidores da rede, com tive a oportunidade de estabelecer uma relação de diálogo e que têm minha admiração pela dedicação permanente aos nossos alunos.”

Leia mais

📢 Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer acompanhar as principais notícias do Brasil e do mundo em tempo real? Conecte-se ao Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais:

📰 Siga também no Google News para receber nossos destaques direto no seu feed.