A Prefeitura de Gravataí organizou uma força-tarefa com orientações à população sobre cuidados de saúde após o ciclone extratropical. Para além das doações feitas aos milhares pela população gravataiense às famílias atingidas pelas fortes chuvas da madrugada da última sexta-feira, 16, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) planejou ações voltadas para os munícipes.
Nesta segunda-feira, 19, agentes de combate a endemias (ACE) estiveram no bairro Vila Rica para entregar materiais informativos e educativos sobre doenças como a leptospirose. Na localidade, equipes da Vigilância em Saúde (Viemsa) visitaram casas e estabelecimentos comerciais para esclarecer dúvidas dos moradores e orientar quanto aos cuidados em caso de contato com água contaminada.
A ocorrência de alagamentos e enchentes traz o perigo da contaminação pela leptospirose, pela doença infecciosa causada por uma bactéria presente na urina de ratos e de outros animais e que é transmitida por água contaminada, através da pele com lesões, pele íntegra imersa por longos períodos em água contaminada ou através de mucosas. Entre os principais sintomas, estão febre, cefaleia (dor de cabeça), cansaço, fraqueza, náuseas, vômitos e dores musculares, principalmente na panturrilha. Nas formas mais graves, podem ocorrer icterícias (olhos e pele amarelados) e sangramentos.
“Em casos de sintomas, deve-se procurar atendimento médico imediatamente em uma das unidades de saúde do município”, reforça a coordenadora da Vigilância em Saúde (Viemsa), Vanessa Prates. Como a bactéria Leptospira é muito resistente, alerta a enfermeira, o risco de contaminação não desaparece quando baixa o nível da água, pois ela continua ativa nos resíduos úmidos por bastante tempo.
Além disso, agentes comunitários de saúde (ACS) e visitadores do Bebê Saúde programaram visitas a locais e famílias que tiveram prejuízos com o temporal para auxiliar com os devidos cuidados de saúde. Os munícipes também foram alertados sobre os cuidados com a dengue. “Aqui, nós sempre cuidamos. O povo também tem de fazer a sua parte, não deixando água acumulada”, relatou um morador do Vila Rica, bairro que tem casos confirmados da doença.
Em caso de sintomas de dengue, leptospirose ou qualquer outra doença, a SMS orienta à população que busque a unidade de saúde mais próxima para os devidos cuidados.



