Uma tabacaria situada no interior do supermercado Giassi, localizado no bairro Fazenda, em Itajaí, no litoral de Santa Catarina, vem gerando polêmica e atraindo a atenção da imprensa local e de líderes municipais de esquerda. O estabelecimento decidiu comercializar uma réplica do dedo mindinho perdido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 1964, devido a um acidente de trabalho ocorrido na metalúrgica Independência, em São Paulo.
O interesse despertou quando Alex Stein, membro do PSOL da cidade, passou pelo local no último domingo (25) e se deparou com a inusitada peça. Segundo seu relato, a réplica é surpreendentemente realista, simulando a aparência de pele, sangue e ossos. Fixada em um suporte de madeira, a peça também conta com um adorno em forma de estrela do PT.
Após flagrar a oferta, Stein fotografou a réplica e enviou o relato ao jornal Diarinho, que cobre a região, e a Gerd Klotz, presidente municipal do PT. Embora não haja confirmação oficial, especula-se que o estabelecimento possa estar direcionando sua oferta ao público bolsonarista. A forma irônica como a mutilação de Lula é retratada tem sido recorrente no imaginário e linguagem desse grupo, sendo o próprio presidente frequentemente chamado de “9 dedos” e termos similares por seus apoiadores.
Com a informação Revista Fórum.



