Advogado de Porto Alegre suspeito de desviar milhões de seus clientes
Pesquisar
Foto: Reprodução/Rede Social

Advogado de Porto Alegre suspeito de desviar milhões de seus clientes

Advogado oferecia dinheiro em troca de causas de clientes com indenizações já decididas, aponta investigação.

Compartilhe esta notícia:

Um advogado trabalhista foi o alvo de uma operação da Polícia Federal nesta sexta-feira (14), em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, sob suspeita de desviar milhões de reais de clientes. Alessandro Batista Rau, protagonista da investigação, é acusado de apropriar-se indevidamente de indenizações trabalhistas, chegando a valores próximos de R$ 2 milhões em apenas uma das ações judiciais.

De acordo com a apuração policial, Rau e sua equipe teriam convencido os clientes de que as indenizações demorariam anos para serem liberadas pela Justiça, oferecendo-lhes quantias em dinheiro imediatas em troca dos direitos devido à causa. Contudo, os investigadores descobriram que, em muitos casos, as indenizações já estavam decididas a favor dos clientes, com valores maiores, mas estes foram ludibriados a aceitar ofertas desonestas, recebendo menos de 4% do que realmente lhes era devido.

A ação da Polícia Federal resultou na abertura de sete inquéritos contra Rau e na suspensão de suas atividades como advogado por ordem judicial. O advogado está proibido de deixar o país e deve utilizar uma tornozeleira eletrônica. A investigação também levou ao sequestro de bens e valores ligados ao suspeito.

Os depoimentos prestados por Alessandro Rau e seu advogado, Gustavo Nagelstein, alegam que todas as transações foram conduzidas dentro da legalidade e com o consentimento dos clientes. Porém, a Polícia aponta que os contratos firmados levantam suspeitas de irregularidades, uma vez que o escritório de advocacia recebia também valores de perícia judicial, o que é proibido pelo estatuto da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

As vítimas do esquema, incluindo um morador da Região Metropolitana de Porto Alegre, revelaram terem sido iludidas pelo advogado, que insistia na demora do processo e oferecia pagamentos reduzidos em relação ao valor devido. Algumas vítimas receberam menos da metade do que tinham direito, enquanto outras foram coagidas a ceder seus direitos a valores muito inferiores.

Alessandro Rau, juntamente com sua empresa de perícias, Pertto Perícias, criada por ele e vinculada ao nome de seu pai, Carlos Roberto Rau, estão sendo investigados por supostos crimes de desvio de dinheiro e manipulação das causas trabalhistas. A operação trouxe à tona o estilo de vida luxuoso ostentado pela família nas redes sociais, o que despertou suspeitas e levou à intensificação da investigação.

Com a informação G1.

Leia mais

📢 Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer acompanhar as principais notícias do Brasil e do mundo em tempo real? Conecte-se ao Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais:

📰 Siga também no Google News para receber nossos destaques direto no seu feed.