O projeto “Multilinguismo na Escola” está proporcionando alfabetização e inclusão a alunos haitianos e venezuelanos na instituição de ensino municipal Ildo Meneghetti, localizada no bairro Rubem Berta, na Zona Norte de Porto Alegre.
A ideia surgiu quando a professora de espanhol, Alessandra da Silva Fraga, que possui 23 anos de experiência na rede municipal, percebeu a dificuldade de alfabetizar esses alunos dentro da sala de aula tradicional e propôs uma abordagem diferenciada.
Com a ajuda de monitoras, que são alunas da escola e atuam no contraturno, também vindas da Venezuela e do Haiti, o projeto busca facilitar a adaptação dos alunos migrantes. O objetivo é garantir igualdade de condições, bem-estar e adaptação à língua portuguesa, respeitando o bilinguismo ou multilinguismo dos estudantes da escola. Além da alfabetização para os venezuelanos, também são oferecidas oficinas de português para os haitianos nos anos finais do ensino fundamental.
“Esse projeto de monitoria e alfabetização é a prova concreta de que a escola pode fazer a diferença, respeitando a bagagem cultural e linguística dos estudantes”, destaca a professora Alessandra.
A iniciativa não apenas facilita a aprendizagem dos alunos, mas também pode capacitá-los a compartilhar o conhecimento do português com suas famílias em casa. A professora ressalta que o trabalho poderia ser estendido para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), possibilitando maior alcance e impacto positivo na comunidade.



