Ciclone se afasta e trará onda de frio polar ao Rio Grande do Sul
Pesquisar
Foto: Ricardo Giusti | PMPA

Ciclone se afasta e trará onda de frio polar ao Rio Grande do Sul

Ventos fortes e ar gelado são esperados com a passagem do ciclone e da massa de ar frio

Compartilhe esta notícia:

Durante a quarta-feira, conforme previsto, um ciclone extratropical se formou no Leste do Uruguai, e ao final do dia, sua atuação já era sentida a Leste da foz do Rio da Prata. Os efeitos do sistema foram percebidos na área de Punta del Este, onde ventos de até 70 km/h foram registrados, além de causar tempo ventoso no Sul e Leste gaúcho, com ventos de mais de 60 km/h nos Aparados da Serra e 69 km/h na barra do Porto de Rio Grande.

Ao longo desta quinta-feira, o ciclone se afastará do continente, mas ainda influenciará as condições climáticas no Rio Grande do Sul. Isso se deve ao fato de que a tempestade sobre o Atlântico impulsionará ar frio do Sul do continente em direção ao estado, avançando também pelo Leste da Argentina.

A situação na província patagônica de Santa Cruz, na Argentina, é preocupante, com o Serviço Meteorológico Nacional emitindo um alerta vermelho de frio extremo. A região tem enfrentado dias seguidos de temperaturas mínimas entre -10ºC e -15ºC, com máximas que não passam de 0ºC durante o dia. Em Calafate, Santa Cruz, a estação meteorológica registrou 2ºC abaixo de zero no meio da tarde.

Essa massa de ar frio da Patagônia atingirá o Rio Grande do Sul na segunda metade da semana, impulsionada pelo ciclone no Atlântico Sul. No entanto, espera-se que os valores de temperatura não sejam tão extremos quanto no Sul do continente. As madrugadas mais frias estão previstas entre esta quinta-feira e o domingo, com as menores temperaturas esperadas para o início do sábado na maioria das cidades. A atmosfera mais seca prevista após a instabilidade entre esta quinta e sexta-feira em algumas regiões contribuirá para o ar mais gelado, que deve chegar entre sexta-feira e sábado.

Leia mais

📢 Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer acompanhar as principais notícias do Brasil e do mundo em tempo real? Conecte-se ao Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais:

📰 Siga também no Google News para receber nossos destaques direto no seu feed.