Um homem de 37 anos foi detido pela Polícia Civil em Porto Alegre, acusado de desrespeitar uma medida protetiva de urgência que havia sido emitida em favor de sua ex-companheira. A prisão preventiva foi realizada pela 1ª Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) e faz parte do novo Programa de Monitoramento do Agressor, conduzido pela Secretaria Estadual da Segurança Pública (SSP).
As investigações indicam que o homem já havia violado a medida protetiva anteriormente, tendo enviado mensagens e efetuado ligações para a vítima por meio de um aplicativo. Contudo, em um incidente mais grave, ele novamente descumpriu a ordem protetiva. O suspeito teria parado seu veículo ao lado de um transporte coletivo no qual a vítima se encontrava, ameaçando-a e proferindo injúrias.
O incidente foi registrado em vídeo pela própria vítima, que faz parte do programa de monitoramento eletrônico de agressores. As imagens foram armazenadas na plataforma desenvolvida pela empresa responsável pelo programa e serviram como base para a solicitação do mandado de prisão preventiva, que resultou na detenção do agressor.
Segundo informações da Secretaria de Segurança Pública, o suspeito possui um histórico criminal que inclui antecedentes por tráfico de drogas, descumprimento de medida protetiva de urgência, lesão corporal, ameaça, dano e injúria.



