
Nesta segunda-feira (7), passou a valer as medidas impostas pela Susepe(Superintendência dos serviços penitenciários), sobre visitações de presos no estado. A normativa limita a uma vez por mês o encontro de crianças e adolescentes a pais aprisionados.
Nas cadeias do Rio grande do Sul, o clima permaneceu de tensão com o anúncio em grupos de aplicativos de mensagem dos encarcerados. O texto afirma que os detentos estariam em greve de fome e se recusando a participar dos horários de sol que ocorrem nos pátios dos presídios. Eles também dizem que não aceitaram a redução do contato com familiares, com diminuição de dias de visita e critérios mais rígidos da entrada de parentes.
Em nota, a Susepe informa que, a Instrução Normativa que regulamenta a visitação nos estabelecimentos prisionais no Rio Grande do Sul vem sendo debatida desde o ano de 2019. O instrumento, construído a partir da necessidade de adequação da normativa vigente desde 2014, busca, segundo a instituição, equalizar o tratamento em todas as unidades prisionais. A Superintendência destaca que trabalha na manutenção da normalidade do sistema prisional, agindo com nossos grupos táticos e com os servidores penitenciários para coibir e impedir qualquer movimentação atípica e que afete a ordem e a disciplina nos estabelecimentos prisionais, assim como a segurança da sociedade gaúcha. E que reiteram o respeito à dignidade humana e o efetivo tratamento penal às pessoas privadas de liberdade, levando em consideração, também, a segurança de todos os envolvidos no sistema prisional.”



