Na madrugada desta quinta-feira (10), a Polícia Civil realizou uma operação que resultou na localização de um laboratório para refino de drogas em um sítio localizado em São Sebastião do Caí, no Vale do Rio Caí. Durante a ação, dois indivíduos foram detidos em flagrante.
As autoridades confiscaram uma significativa quantidade de drogas no local, incluindo 82 quilos de maconha, 44 quilos de cocaína e 12 quilos de crack. Além disso, foram apreendidos R$ 5 mil em dinheiro, cadernos de anotações, cinco telefones celulares e um veículo.
A investigação que levou à descoberta desse laboratório foi conduzida pela 3ª Delegacia de Investigações do Narcotráfico do Denarc. O delegado Gabriel Borges, responsável pelo caso, explicou que a ação foi desencadeada após meses de trabalho que já haviam levado à apreensão de mais de 600 quilos de crack e cocaína em atividades de distribuição na Região Metropolitana de Porto Alegre.
Com base em informações obtidas durante as investigações, a polícia conseguiu identificar um padrão de comportamento de um indivíduo frequentando o sítio, seguido de entregas de drogas. Na madrugada da operação, as autoridades interceptaram o suspeito quando ele deixava o local em um veículo, encontrando uma quantidade adicional de entorpecentes com ele.
Ao vasculharem o sítio, com auxílio de cães farejadores do Denarc, os policiais encontraram tambores enterrados contendo mais drogas. Além disso, foram descobertos insumos químicos, equipamentos de processamento e embalagem de drogas, bem como produtos estéticos e medicamentos que pareciam estar sendo utilizados para adulterar as substâncias ilícitas.
A operação teve um impacto financeiro significativo para o crime organizado, estimado em cerca de R$ 2 milhões. As investigações continuam para identificar outros possíveis membros da organização criminosa envolvida. O delegado Gabriel Borges ressaltou a importância de interromper a produção de drogas em laboratórios como esse, destacando os riscos à saúde pública relacionados ao uso de compostos químicos perigosos e substâncias médicas na fabricação dessas substâncias ilícitas.



