Garra e determinação: saiba mais sobre a fundadora do primeiro restaurante de comida japonesa de Porto Alegre
Pesquisar
Foto: Maurício Borba/ Porto Alegre 24 Horas

Garra e determinação: saiba mais sobre a fundadora do primeiro restaurante de comida japonesa de Porto Alegre

Sakae Suzuki, de 84 anos, dedicou grande parte de sua vida aos seus filhos e ao seu negócio

Compartilhe esta notícia:

Nesta quarta-feira (16), o primeiro restaurante de comida japonesa de Porto Alegre completa 50 anos. Localizado na avenida Castro Alves, n.º 690, no bairro Rio Branco, o LEGADO SAKAE ‘S oferece não somente sushis, mas pratos quentes exclusivos. 

O local é comandado desde 1973, data de sua inauguração, por Sakae Suzuki, de 84 anos. A proprietária, mesmo com idade avançada, coordena o tempero de cada prato feito. De acordo com Sakae, o tempero é um dos diferenciais de seu estabelecimento. 

“Eu via minha mãe cozinhando e gravei as receitas. Meu tempero é do interior”, destacou a empreendedora.

Há mais de seis décadas atrás, em 1961, a japonesa saiu de Nagóia (Japão), sua cidade natal, para trabalhar em campos de plantação, em Viamão, na Região Metropolitana de Porto Alegre. Ela e o marido viajaram durante 47 dias em um navio que transportava imigrantes do Japão ao sul Brasil. 

Foto: arquivo pessoal | Navio de imigrantes japoneses em direção ao sul do Brasil.

Algum tempo depois, Sakae já demonstrando seu espírito empreendedor, abriu uma fruteira, na Rua José do Patrocínio, na Cidade Baixa. Na época, ela não falava nada de português.

“Foram anos difíceis, eu não conseguia conversar com os clientes direito”, contou.

Foto: arquivo pessoal.| Sakae e seus três filhos na fruteira da família.

Mas essa não é a parte mais difícil da história da imigrante. Após sete anos no Brasil, o marido de Sakae foi embora para os Estados Unidos, deixando ela com três filhos pequenos para criar. Ela conta que passou fome, mesmo sempre trabalhando, e que sofreu preconceito nessa época.

“Eu passava de bicicleta para vender tofu e queijo de soja nas casas das pessoas e alguns homens do trem jogavam bergamotas em mim, porque na época mulher não andava de bicicleta”, desabafou Sakae com seu português carregado de sotaque oriental.

Foto: arquivo pessoal.| Sakae Suzuki e seus três filhos no Legado Sakae’s, na Rua Vigário José Inácio, em Porto Alegre.

 

Mesmo com tantos obstáculos, ela teve a brilhante ideia de apresentar, em primeira mão, o peixe cru ao povo do churrasco. Assim, a empreendedora  abriu o primeiro restaurante de comida japonesa, sediado na Rua Vigário José Inácio, no centro histórico de Porto Alegre. Naquela época, o gaúchos não eram familiarizados com a comida japonesa. Alguns anos depois, em 1983, ela achou uma casa perfeita para realocar seu restaurante na Rua Castro Alves. Na inauguração do espaço esteve presente, inclusive, renomado autor, roteirista e romancista gaúcho Luís Fernando Veríssimo.

Foto: Arquivo pessoal.| Sakae e Luís Fernando Veríssimo na inauguração do novo local do Legado Sakae’s.

Com a ajuda do amigo e antigo chefe de cozinha do Legado Sakes, Sr. Tadao Ecchuya, falecido em 2016, a proprietária foi transformando o local em um pedacinho do Japão na capital dos gaúchos. As cortinas, os hashis embalados, as louças artesanais japonesas, os enfeites orientais e até a televisão ligada no canal de notícias do seu país de origem, fazem com que o cliente se sinta realmente fora da atmosfera brasileira.

Okãsan, como é chamada Sakae carinhosamente por todos os membros da família, possui três filhos, Harry, Sandora e Masaki Sakae, além de muitos netos. A maioria deles ajuda na cozinha do tradicional restaurante.  A matriarca ainda faz questão de servir os convidados e ensinar, por exemplo, que o Missoshiro, sopa fermentada com soja e tofu, se toma direto na tigela.

“Ela é uma guerreira, né?! Ficou no Brasil, com três filhos pequenos, sem saber falar o idioma, sem família de apoio e chegou até aqui”, afirmou emocionada a nora e atual administradora do restaurante, Virgínia Reis.

 

 

 

Leia mais

📢 Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer acompanhar as principais notícias do Brasil e do mundo em tempo real? Conecte-se ao Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais:

📰 Siga também no Google News para receber nossos destaques direto no seu feed.