Ao ser entrevistada por Diego Garcia, no Programa Raio-X da última segunda-feira(14), a ativista cultural e Presidente da comissão municipal dos festejos Farroupilha, Liliana Cardoso, contou um pouco sobre sua história no tradicionalismo gaúcho, como declamadora, apresentadora e cerimonialista. Ela explanou ainda sobre a história dos 41 anos do acampamento Farroupilha e dos atuais 232 piquetes, que no passado já chegaram a 400. Liliana também falou sobre a organização do evento, que conta desde 1999, como peça fundamental de estrutura, o MTG (Movimento Tradicionalista Gaúcho). Cada Piquete, para inscrição, precisa apresentar um projeto cultural e se comprometer com o tema do evento, escolhido pela comissão estadual.
“Os piquetes são as grandes estrelas dessa festa. O sucesso do acampamento Farroupilha é dos piquetes.”
Liliana ressaltou ainda, a importância da concessionária e do diálogo que a mesma teve com os organizadores, os desafios de realizar o festejo Farroupilha durante a Pandemia e da necessidade de reestruturação para uma maior acessibilidade do parque a grupos de pessoas com deficiência física.
“Eu não faço parte do movimento negro, sou uma negra em movimento.”
Outro tema abordado no bate-papo foi a continuidade do tradicionalismo nas próximas décadas, o período da escravidão na revolução farroupilha e a polêmica do Hino Rio-grandense.
Veja mais detalhes da conversa no Raio-X e o papo na íntegra, neste Link.



