Nesta quinta-feira (17), o Rio Grande do Sul deve enfrentar mudanças no clima, com previsão de chuvas em várias regiões. A Climatempo destaca que as pancadas de chuva serão mais frequentes e intensas na Região Central, Campanha, Fronteira Oeste e Sul do estado. A maior parte das chuvas ocorrerá a partir da segunda metade do dia.
A exceção será o Noroeste e o Norte, onde o tempo deve permanecer firme ao longo do dia, com sol entre nuvens. Na Região Metropolitana, são esperadas pancadas de chuva, tornando o tempo instável.
O volume de chuva previsto é mais significativo em Dom Pedrito, na Campanha, onde pode atingir 20 milímetros. Isso corresponde a cerca de 15% da média de precipitação esperada para o mês de agosto na cidade. Apesar das chuvas, as temperaturas se manterão mais altas do que o usual para esta época do ano, devido à influência de ventos quentes vindos do norte do Brasil.
A instabilidade no clima continuará na sexta-feira (18), com pancadas de chuva devido à formação de um ciclone extratropical entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai. A Região Central e o Sul do estado devem esperar temporais ao longo do dia. Já no Norte, as chuvas podem ocorrer intercaladas com períodos de céu nublado. Também são previstas rajadas de vento com velocidades de até 70 km/h em várias partes do estado.



