Uma massa de ar polar causará uma queda nas temperaturas em todo o território gaúcho neste fim de semana. Em contraste com os últimos dias, em que as máximas ultrapassaram os 30°C em algumas cidades, as temperaturas neste fim de semana não passarão dos 25°C. No entanto, de acordo com a Climatempo, a influência dessa massa de ar polar não será intensa e provavelmente diminuirá a partir da próxima segunda-feira (21).
A diminuição das temperaturas não está relacionada ao ciclone que se formou na costa do Uruguai e da Argentina, causando chuvas e ventos no Rio Grande do Sul na sexta-feira (18). O resfriamento é resultado do aumento da nebulosidade, das chuvas e dos ventos, além da entrada de ar frio de origem polar. O vento do ciclone, que está se afastando, também contribui para essa situação.
No sábado (19), são esperadas pancadas de chuva em áreas como o Norte e a Serra, com tendência de tempo firme durante a noite. Nas demais regiões do Estado, é provável que haja sol entre nuvens. A temperatura mínima deverá ser de 3°C em regiões da Serra Gaúcha. Em Porto Alegre, as temperaturas variarão entre 10°C e 19°C.
No domingo (20), não há previsão de chuva em nenhuma região, mas existe o risco de geada durante a manhã na Serra e na Campanha. As temperaturas permanecerão baixas em todo o Estado, com mínima de 1°C em São José dos Ausentes, na Serra. Na capital, as temperaturas variarão entre 10°C e 21°C.
A expectativa é de que o tempo permaneça estável na segunda-feira (21). Com a massa de ar polar se afastando do Estado, é possível que as temperaturas voltem a subir.



