Uso de cigarro eletrônico por 30 dias já é capaz de gerar problemas respiratórios severos
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Foto: Freepik

Uso de cigarro eletrônico por 30 dias já é capaz de gerar problemas respiratórios severos

Estudo adverte sobre riscos à saúde de cigarros eletrônicos entre Jovens

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Cigarros eletrônicos, amplamente utilizados entre jovens, foram identificados como um grande risco à saúde, de acordo com um estudo realizado pelo Center for Tobacco Research do The Ohio State University Comprehensive Cancer Center e pela Southern California Keck School of Medicine, ambos nos Estados Unidos.

O estudo revelou que apenas 30 dias de uso de cigarros eletrônicos, também conhecidos como “vapes”, podem resultar em problemas respiratórios severos, mesmo em indivíduos jovens e saudáveis. Os pesquisadores acompanharam mais de dois mil jovens com uma média de idade de 17,3 anos. O estudo observou que o público jovem é o maior consumidor desse tipo de produto.

Os participantes foram questionados sobre seus sintomas respiratórios e uso de cigarros eletrônicos, cigarros tradicionais ou maconha em uma pesquisa online. Os pesquisadores coletaram dados em várias ocasiões ao longo de quatro anos e categorizaram os participantes em grupos, como “nunca usuários” e “usuários nos últimos 30 dias”.

O estudo revelou que os usuários de cigarros eletrônicos nos últimos 30 dias apresentaram um risco 81% maior de experimentar chiado no peito. Além disso, esse grupo mostrou um risco 78% maior de falta de ar e um risco 50% maior de sintomas de bronquite.

Os resultados confirmam a crescente evidência de que o uso de cigarros eletrônicos está associado a problemas respiratórios entre jovens. Os pesquisadores enfatizaram que reguladores devem considerar essas descobertas e trabalhar para reduzir o impacto negativo do uso de cigarros eletrônicos na saúde dos jovens.

Nos Estados Unidos, o uso de cigarros eletrônicos é mais prevalente entre jovens do que entre adultos, com vendas aumentando significativamente durante os primeiros anos da pandemia de Covid-19. As vendas foram impulsionadas por produtos com sabores doces e frutados, que são populares entre os adolescentes, apesar das restrições de marketing impostas pelo governo.

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