O Museu Municipal Agostinho Martha, mantido pela Prefeitura, por intermédio da Secretaria Municipal da Cultura, Esporte e Lazer (SMCEL), promove uma exposição de livros raros sobre Gravataí e publicações de autores locais. A mostra ficará exposta até a quarta-feira, 30 de agosto e pode ser visitada das 9h às 12h e das 13h às 17h.
O acervo conta com livros de edições raras como a 9ª edição de Marília de Dirceu, de 1964, Arte Plumária e Máscaras de Danças dos Índios Brasileiros de 1971 e o livro Clarissa de 1979, transcrito em braile.
A visita guiada ocorre no Centro Administrativo Leste, na Avenida Ely Corrêa, 675, Parque dos Anjos, durante a reforma da sede original do Museu. O local conta com espaço para leitura no próprio local.
Dentre as obras, a revista Espertinho, publicada até 1984, foi recuperada e encadernada em livro. A publicação marca passagens históricas do município de Gravataí, inclusive a inauguração do próprio Museu Municipal Agostinho Martha.
O acervo, além de raro e de possuir um estande dedicado a livros dos escritores do município, documenta, recupera memórias e traz lembranças aos gravataienses sobre marcos históricos do município.



