No boletim divulgado hoje, 7 de setembro, pela Sala de Situação do governo estadual, sob coordenação da Defesa Civil e da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), continua em vigor o alerta meteorológico para chuvas fortes em grande parte do Rio Grande do Sul, bem como a possibilidade de ventos intensos e queda de granizo em áreas específicas.
A previsão meteorológica, elaborada pela equipe de meteorologistas, indica que as condições instáveis se disseminarão por todas as regiões ao longo do dia, devido à chegada e subsequente avanço de uma frente fria.
A meteorologista Vanessa Gehm esclarece que a combinação de uma área de baixa pressão atmosférica e a influência do fluxo de umidade vindo da Amazônia estão contribuindo para o aumento das instabilidades na metade sul do Estado. “A partir da tarde, uma frente fria se deslocará da fronteira com o Uruguai e reforçará essas condições instáveis nessas áreas, expandindo-se para as demais regiões da metade norte entre a noite de hoje e a madrugada de sexta-feira”, afirma.
Alerta para tempestades
O alerta emitido pela Defesa Civil aponta o risco de condições meteorológicas severas, incluindo chuvas intensas, relâmpagos, possível queda de granizo e rajadas de vento nas áreas da metade sul, noroeste, norte, centro e leste durante o dia de hoje, 7 de setembro. Nessas regiões, os acumulados de chuva podem variar de 50 a 75 mm/dia, podendo atingir até 120 mm/dia no sul e em parte da região da Campanha. Não se pode descartar a possibilidade de tempestades também na região dos Vales.
Previsão do tempo para os próximos dias
Sexta-feira
Na madrugada de sexta-feira, 8 de setembro, as instabilidades permanecerão fortes, com risco de tempestades localizadas nas regiões norte, nordeste, Vales e leste, devido à continuação da passagem da frente fria. Os acumulados de chuva nessas áreas devem variar entre 40 e 60 mm/dia, com picos de até 75 mm/dia nos Vales e no leste. Ao longo do dia, o tempo tende a se estabilizar, mas no decorrer da noite, as chuvas retornarão a partes do Estado.
Sábado
O sábado, 9 de setembro, começará com condições meteorológicas instáveis, porém, gradualmente, o sol surgirá entre as nuvens e predominará sobre o Rio Grande do Sul.
A perspectiva é de que as tempestades e as chuvas intensas regressem à metade sul na segunda-feira, 11 de setembro.



