Na noite desta última segunda-feira (11), Porto Alegre e municípios vizinhos foram surpreendidos por fortes ventos que causaram danos e interrupções no fornecimento de energia elétrica. As rajadas intensas, que chegaram por volta das 23h, contrastaram com as temperaturas excepcionalmente elevadas registradas ao longo do dia na Grande Porto Alegre, alcançando níveis não vistos desde o último verão.
A estação meteorológica do Aeroporto Salgado Filho registrou rajadas de vento de até 76 km/h, porém, dentro da cidade de Porto Alegre, devido ao relevo e à topografia urbana, foram observadas rajadas ainda mais rápidas. No Aeroclube de Belém Novo, os ventos atingiram 68 km/h.
O vento intenso agitou as águas do Rio Guaíba, gerando ondas que alcançaram a orla do Centro durante a tempestade. O represamento das águas pelo vento Sul forte levou o nível no Cais Mauá de 1,96 metro para 2,04 metros em questão de minutos.
O vendaval causou a queda de placas e destelhou diversas casas e edifícios em vários bairros da cidade. Telhas foram vistas nas ruas do Centro e de outros bairros após a tempestade.
Um bar na zona Norte da cidade teve o telhado arrancado (veja abaixo), e houve relatos de queda de árvores, conforme informou a Empresa Pública de Transportes e Circulação. No Acampamento Farroupilha, as telhas de um piquete foram arrancadas pela força do vento.
O Aeroporto Internacional Salgado Filho também sofreu impactos significativos devido ao vendaval. Dez voos não conseguiram pousar na capital devido aos fortes ventos e tiveram que retornar ou ser direcionados para outros aeroportos, como Florianópolis e Curitiba. Um vídeo registrou o momento em que uma aeronave é forçada a arremeter o voo (veja abaixo).
Na Grande Porto Alegre, os bombeiros foram acionados para cortes e quedas de árvores em municípios como Viamão, Eldorado do Sul e Guaíba. Além disso, houve interrupção de energia em diversos pontos do Centro, assim como em vários bairros da capital e cidades da região metropolitana.
A força do vento em Porto Alegre arrancou a cobertura de um estabelecimento comercial na Avenida Assis Brasil.
Segundo informações enviadas, o local seria o bar Favoritus. Alguns veículos estacionados no pátio ao lado foram atingidos pela estrutura. pic.twitter.com/Rp6cCrzJY3
— Porto Alegre 24 Horas (@portoalegre24h) September 12, 2023
Vídeo impressionante mostra um avião arremetendo agora à noite no aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre.
Conforme informações, outros voos tiveram que efetuar o mesmo procedimento.
As aeronaves estão arremetendo devido ao vento forte na Capital. pic.twitter.com/0K7JlWoo84
— Porto Alegre 24 Horas (@portoalegre24h) September 12, 2023
Por que ocorreu o vendaval?
Segundo a Metsul, nuvens à frente da frente fria, combinadas com ar mais frio, ao se encontrarem com o ar muito quente, resultaram no vendaval, sem a ocorrência de chuvas. A noite em que isso aconteceu foi surpreendentemente quente, com temperaturas alcançando 31ºC às 21h em Campo Bom.
A Grande Porto Alegre experimentará um início de manhã abafado, seguido por aumento de nuvens e uma acentuada queda de temperatura com a chegada da chuva e do vento Sul. De acordo com a previsão da Metsul, não está descartada a ocorrência de chuva já no período da na manhã desta terça-feira, com a instabilidade predominando na segunda metade do dia. As temperaturas mínimas serão registradas no final do dia, à noite, quando se espera chuva e uma temperatura de 14ºC na região metropolitana.



