O ciclone extratropical que se formou na costa gaúcha, nesta quarta-feira se afasta, levando consigo a chuva que castigou o estado do Rio Grande do Sul nos últimos dias. Na Fronteira Oeste ja faz sol, porém a manhã desta quinta-feira ainda deverá ser marcada por instabilidade em algumas regiões.
Segundo a Metsul meteorologia, à medida que o ciclone se afasta ao longo do dia, espera-se a chegada de ar mais seco, proveniente de um centro de alta pressão, o que trará melhorias nas condições do tempo, com a presença de sol e nuvens predominando na maioria das cidades. No entanto, nas regiões Leste e Nordeste do estado, a presença de nuvens pode aumentar a possibilidade de precipitação.
A chuva dará lugar ao frio, e os gaúchos enfrentarão temperaturas consideradas baixas para a época do ano. Em Porto Alegre, a temperatura deverá oscilar entre 10ºC e 17ºC. O dia será bastante frio, especialmente na Serra, onde as máximas serão consideravelmente baixas.
O vento sopra ocasionalmente de forma moderada, com rajadas mais intensas, sobretudo nas regiões Sul e Leste do estado.
A atenção das autoridades e da população agora se volta para as regiões Centro, Oeste e Sul do estado, onde, mesmo com a possibilidade de cessar a chuva, os problemas persistirão. Rios estão transbordando, causando inundações em diversas cidades.
Locais que já enfrentaram problemas com enchentes, como Rosário do Sul e Alegrete, podem se deparar com uma situação ainda mais crítica devido ao aumento dos níveis dos rios, como o Santa Maria e o Ibirapuitã.



