Dois indivíduos, com idades de 39 e 41 anos, foram detidos no último sábado (09) na cidade de Itapema, em Santa Catarina, sob acusações de participação no chamado ‘Golpe da Miss’. Este esquema fraudulento operava em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, onde a dupla se fazia passar por estilistas, visando enganar aspirantes a modelos e suas mães.
De acordo com o delegado Fábio Machado, encarregado do caso, os golpistas prometiam uma carreira promissora no exterior para as jovens, sugerindo que elas competiriam em concursos de beleza em renomadas cidades como Paris e os Estados Unidos. No entanto, as investigações revelaram que eles embolsavam o dinheiro das vítimas, alegando que cuidariam de todos os trâmites burocráticos necessários, mas os eventos no exterior nunca se concretizavam. O delegado Machado acrescentou que as mães das aspirantes a modelos foram as responsáveis por denunciar o esquema à polícia, desencadeando assim uma investigação que resultou em mandados de prisão.
“Após a emissão dos mandados de prisão, os suspeitos tentaram fugir. Contudo, no dia 9, eles foram localizados e detidos em uma praça no centro de Itapema. Atualmente, ambos permanecem sob custódia em uma penitenciária de Santa Catarina,” afirmou o delegado Machado.
Os dois indivíduos enfrentam diversas acusações do Ministério Público do Paraná (MPPR), incluindo seis casos de estelionato consumado, cinco tentativas de estelionato, furto qualificado mediante abuso de confiança e concurso de pessoas, apropriação indébita e ameaça. O desmantelamento deste golpe serve como um lembrete de que é essencial exercer cautela e investigar cuidadosamente oportunidades promissoras, a fim de evitar cair em armadilhas de fraudadores.



