O Centro de Referência em Direitos Humanos (CRDH) da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS) da cidade de Porto Alegre passou a oferecer atendimento ininterrupto 24 horas por dia a partir desta terça-feira, 19 de setembro. A cerimônia de inauguração da nova estrutura física e de recursos humanos ocorreu no final da manhã e contou com a presença de representantes da prefeitura, Câmara Municipal, Ministério Público, Polícia Civil e organizações de direitos humanos.
A sede do CRDH, localizada na SMDS, agora está disponível para atendimento constante, podendo ser acessada através do telefone 0800 6420-100. O foco principal deste centro será o atendimento, diagnóstico e encaminhamento de demandas relacionadas a indivíduos que tenham sofrido violações de direitos, incluindo mulheres, refugiados, pessoas idosas, pessoas com deficiência, indígenas e membros da comunidade LGBTQIA+. Este serviço estará disponível para todos os cidadãos que se sintam submetidos a tratamento desumano, degradante ou discriminatório.
O secretário de Desenvolvimento Social, Léo Voigt, enfatizou que a expansão do CRDH será um marco na rede de apoio. O centro agora conta com uma equipe de 11 profissionais, com formações diversas, como assistência social, direito e psicologia, resultado de uma parceria do governo municipal com a OSC Atos 29, especializada em projetos de direitos humanos. Júlia Obst, diretora de Direitos Humanos e Outras Identidades da SMDS, ressaltou que o CRDH é um importante ponto de referência para atender a diversas demandas sociais.
O Centro também tem como objetivo promover a educação contínua em direitos humanos em colaboração com seus parceiros, facilitando o desenvolvimento coordenado de estratégias para a promoção, prevenção e empoderamento do público-alvo.
Serviço:
Para atendimento 24 horas no CRDH, ligue para o número 0800 6420-100. Este serviço oferece suporte no diagnóstico e encaminhamento de casos relacionados a violações de direitos humanos para todas as pessoas que necessitem de assistência.
Com a informação Prefeitura de Porto Alegre.



