A MetSul Meteorologia emite um alerta sobre o aumento do risco de tempestades severas isoladas no Rio Grande do Sul no final desta semana e durante o fim de semana. Embora não seja uma previsão de tempo severo generalizado, há a possibilidade de temporais localizados, podendo ser intensos em alguns pontos.
Dinâmica das Tempestades
Uma massa de ar excepcionalmente quente está prevista para se estabelecer sobre o interior da América do Sul na segunda metade desta semana. Essa massa de ar quente ganhará força progressivamente, criando uma bolha de calor entre o Paraguai, o Nordeste da Argentina e o Centro-Oeste do Brasil. Espera-se que as temperaturas alcancem máximas de 43ºC a 45ºC em muitas áreas, com possíveis picos acima de 45ºC no Paraguai.
Essa massa de ar quente se expandirá para áreas mais ao Sul, incluindo o Rio Grande do Sul. A região mais afetada será a Metade Norte e Oeste, com temperaturas que podem superar os 35ºC em municípios do Noroeste e atingir cerca de 40ºC no extremo Noroeste gaúcho, na fronteira com a Argentina.
Com a presença de umidade no Rio Grande do Sul, a entrada do ar extremamente quente resultará em áreas de instabilidade fortes e muito intensas, isoladas durante a segunda metade da semana e no fim de semana. Embora essas áreas de instabilidade sejam principalmente localizadas, apresentam um alto potencial de tempo severo.
Riscos de Tempestades Severas
Os índices de instabilidade projetados para os próximos dias no Rio Grande do Sul são excepcionalmente altos, com o índice CAPE (Convection Available Potential Energy) podendo atingir valores entre 3.000 e 4.000 J/Kg, indicando um alto risco de tempestades severas. Essas áreas de instabilidade podem desencadear temporais localizados fortes a severos, com risco de vendavais localizados que podem causar danos.
A atmosfera extremamente instável também aumentará a chance de granizo isolado, que em algumas áreas pode atingir tamanhos médios a grandes, com potencial de danos. Quanto mais quente a atmosfera, maior o risco de temporais fortes.
Modelos numéricos indicam que a temperatura em 850 hPa (equivalente a 1.500 metros de altitude) no Noroeste do estado pode atingir até 25ºC no sábado, um valor muito alto que aumenta o risco de tempestades severas. Sob essas condições, nuvens de tempestade podem se formar com facilidade e atingir grandes altitudes, podendo gerar supercélulas de tempestades capazes de provocar temporais intensos.
A tendência é que essas áreas de instabilidade se formem onde houver maior umidade, principalmente no Centro, Oeste e Sul do estado. Na Metade Sul, os volumes de chuva podem ser significativos, com previsão de mais de 100 mm em vários municípios até domingo. A Metade Norte do estado, juntamente com setores isolados de Santa Catarina e do Paraná, também pode enfrentar temporais fortes a severos nos próximos dias, com o risco aumentando principalmente na sexta-feira e no fim de semana.



