Um inusitado incidente ocorreu próximo à cidade de Almyros, na região da Tessália, Grécia, quando um rebanho de ovelhas invadiu uma estufa e consumiu cerca de 600 quilos de cannabis medicinal. O fato ocorreu após a passagem da tempestade Daniel, que resultou em inundações na região.
A tempestade, que afetou áreas do Mediterrâneo central e oriental, causou inundações extremas em várias regiões, incluindo a Líbia, Turquia, Bulgária e Grécia, de acordo com informações da Organização Meteorológica Mundial.
Surpreendentemente, as ovelhas, em sua busca por abrigo após as enchentes, encontraram nas plantações de cannabis um atrativo inusitado. O pastor responsável pelo rebanho notou o comportamento peculiar das ovelhas após a ingestão da planta, observando que elas passaram a demonstrar uma agilidade incomum, saltando até mais alto do que as cabras.
O proprietário da plantação de cannabis, legalizada na Grécia para fins medicinais desde 2017, expressou seu espanto diante do ocorrido. “Não sei se é para rir ou chorar. Primeiro, enfrentamos as altas temperaturas, o que resultou na perda de grande parte da produção. Agora, as inundações levaram o restante. E, para completar, um rebanho de ovelhas invadiu as instalações e começou a se alimentar do que restava”, disse ele.
Yannis Bourounis, proprietário de uma fazenda local, relatou a um produtor de rádio que as ovelhas “encontraram algo verde para comer” e “estavam saltando mais alto do que as cabras, algo que nunca tinham feito antes”.
Embora a cannabis seja legal para uso medicinal na Grécia, a situação ressalta os perigos que a planta representa para animais. Nos Estados Unidos, por exemplo, tem sido observado um aumento alarmante nos casos de envenenamento por cannabis em cães, com um aumento de 11% no último ano e um impressionante aumento de 300% nos últimos cinco anos, de acordo com a Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade contra os Animais. Além disso, a abertura de dispensários de maconha em Nova York tem sido associada a casos de envenenamento canino após a ingestão acidental de produtos à base de cannabis por parte dos animais de estimação.
Com a informação Newsweek.



