No dia 30 de setembro de 2023, a Polícia Civil, por meio da 1ª Delegacia de Polícia de Homicídios e Proteção à Pessoa de Porto Alegre, interrompeu um planejamento de homicídio na Zona Sul da cidade ao prender um casal em flagrante por posse irregular de arma de fogo de uso restrito e tráfico de drogas.
De acordo com a Delegada Clarissa Demartini, os policiais receberam informações via canal de inteligência sobre indivíduos vinculados a uma organização criminosa que estavam planejando um ataque contra rivais de outro grupo criminoso na Vila Cruzeiro, na Zona Sul de Porto Alegre. A operação criminosa começaria com uma reunião dos envolvidos em uma lanchonete da zona sul, que havia sido designada como ponto de encontro. A partir dali, eles seguiriam para o ataque em um veículo roubado. A denúncia apontava a presença de um casal, um jovem magro de cabelos escuros e uma jovem de pele clara e olhos claros.
Por volta das 23h do dia 29 de setembro, duas equipes policiais posicionaram-se para monitorar o estabelecimento, mantendo vigilância sobre os presentes. Cerca de 1h da manhã, os policiais notaram a chegada de uma mulher com as características mencionadas na denúncia. Ela foi abordada, e durante a revista, uma pistola calibre 9mm e porções de maconha prontas para a venda foram encontradas. Pouco tempo depois, a segunda equipe avistou um homem com as mesmas características físicas descritas na denúncia. Ele aparentava nervosismo e, durante a abordagem, foi encontrada uma pistola calibre 9mm com numeração suprimida, além de vários eppendorfs de cocaína também destinados à venda. Ambas as pistolas estavam municiadas, e havia carregadores extras, totalizando 84 munições do mesmo calibre, evidenciando a letalidade do arsenal dos criminosos.
A Delegada Clarissa Demartini enfatizou a importância da prisão, destacando que a atuação qualificada da equipe policial impediu possíveis mortes. A grande quantidade de munição indicava que o ataque planejado teria sido extremamente violento, com potencial para causar múltiplas vítimas.
O Diretor do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa, Delegado Mario Souza, reforçou o compromisso da Polícia Civil em combater as organizações criminosas, retirando armamento de circulação e agindo com base em informações de inteligência para conter as investidas criminosas.
Com a informação Polícia Civil



