Uma intensa massa de ar frio para os padrões do mês de outubro está se deslocando pela Argentina e está prestes a alcançar o Brasil, prometendo derrubar as temperaturas em diversas regiões do Sul, Centro-Oeste e Sudeste do país. Segundo a Metsul Meteorologia, a maior influência desse ar frio será sentida na Região Sul, principalmente no Rio Grande do Sul.
A entrada do ar mais frio está prevista para a tarde e noite desta quarta-feira no Rio Grande do Sul, o que resultará em mínimas ocorrendo já na noite de hoje nessas áreas. Ao longo do dia de quinta-feira, a massa de ar frio avançará, cobrindo os três estados do Sul e alcançando áreas do Oeste do Mato Grosso do Sul e do Sul do estado de São Paulo.
Esta massa de ar frio estará associada a um centro de alta pressão que, na madrugada de sexta-feira, estará posicionado sobre o Rio da Prata, entre Montevidéu e Buenos Aires, com uma pressão atmosférica em superfície de 1.027 hPa. Esse centro de alta pressão garantirá vários dias consecutivos de sol para os habitantes do Rio Grande do Sul.
As temperaturas mais baixas deverão ser registradas nos municípios da Campanha, no Sul gaúcho e na fronteira com o Uruguai. Nestas áreas, as mínimas podem chegar a 2ºC ou 3ºC na manhã de quinta-feira, 1ºC a 3ºC na madrugada de sexta e cerca de 4ºC ou 5ºC no início do sábado.
Em Porto Alegre e região metropolitana, a madrugada mais fria está prevista para o sábado, devido ao tempo mais aberto. Na sexta-feira, as mínimas podem chegar a 12ºC ou 13ºC, mas no sábado, a região deve ter temperaturas entre 10ºC e 12ºC durante a manhã, com algumas áreas da Grande Porto Alegre registrando mínimas abaixo de 10ºC.
Na capital gaúcha, embora as mínimas não devam ser extremamente baixas, as tardes serão bastante amenas ou agradáveis durante a influência do ar frio. A quinta-feira será fria, com ventos do Sul por vezes fortes, o que trará uma sensação térmica mais baixa. A temperatura máxima não deve ultrapassar os 16ºC ou 17ºC. Na sexta, a máxima ficará em torno de 19ºC, e no sábado, apenas 22ºC.



