Estudantes da Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Salaberga Torquato Gomes de Matos, localizada em Maranguape, na Região Metropolitana de Fortaleza, foram surpreendidos na última terça-feira, dia 10, durante o horário da merenda. Um caso inusitado ganhou destaque nas redes sociais quando uma rã foi encontrada no caldo servido aos alunos. A Secretaria da Educação (Seduc) confirmou ter tomado conhecimento do incidente e informou que medidas estão sendo adotadas.
Em nota oficial, a Seduc declarou que a empresa responsável pelo fornecimento da alimentação à escola será notificada e que uma equipe da Secretaria fará uma visita à instituição. Esta visita contará com a participação de técnicos da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede) 1, que é responsável pelas escolas da região, além de uma nutricionista da Seduc. O objetivo é apurar detalhadamente o ocorrido.
A Secretaria também enfatizou que o cardápio da EEEP Salaberga é validado por nutricionistas, de acordo com a legislação do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O comunicado destaca que o cardápio prioriza alimentos in natura, respeitando os hábitos alimentares e a cultura da região, visando promover uma alimentação saudável. Alunos com necessidades alimentares especiais, como doença celíaca, diabetes, hipertensão, alergias e intolerâncias alimentares, recebem cardápios adaptados com base em laudos médicos, elaborados pela nutricionista do programa de alimentação escolar.



