O clima ameno que marcou os últimos dias no Rio Grande do Sul está prestes a ceder lugar a uma mudança significativa nas temperaturas, trazendo valores mais próximos da média para o mês de outubro. O Sul do Brasil experimentou mínimas incomuns para esta época do ano, com várias estações registrando temperaturas abaixo de 10ºC, mesmo durante as tardes em áreas serranas. A capital, Porto Alegre, viu suas máximas recentes oscilando entre 20,9ºC e 26,7ºC, com o último dia acima de 30ºC ocorrendo há mais de um mês.
A média das temperaturas máximas em Porto Alegre nos primeiros 19 dias de outubro ficou em 22,4ºC, significativamente abaixo da média histórica para o mês, que é de 25,2ºC. No entanto, a pausa no clima ameno está chegando ao fim com a chegada de massas de ar mais quente, substituindo a influência do ar frio predominante na semana passada.
Para a capital gaúcha, a previsão indica uma máxima em torno de 24ºC a 25ºC na sexta-feira, aumentando para 28ºC no sábado, com expectativa de 30ºC a 31ºC no domingo, que deve ser o dia mais quente do fim de semana em todo o Rio Grande do Sul. A maioria das áreas do estado experimentará temperaturas em torno dos 30ºC. No entanto, instabilidade pode limitar o aquecimento nas proximidades da fronteira com o Uruguai.
Com a informação MetSul.



