Nesta terça-feira (24), uma frente fria associada a um ciclone extratropical no oceano trará instabilidade ao território gaúcho. A chuva será mais intensa na Metade Norte do estado, podendo vir acompanhada de rajadas de vento de até 70 km/h e descargas elétricas. Apesar de os volumes de chuva não serem altos, o solo já encharcado aumenta os riscos de transtornos.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo para risco de temporal na Metade Norte do RS, válido das 21h desta segunda-feira (23) às 10h de terça-feira. A chuva pode atingir 50 mm ao dia, e as rajadas de vento podem chegar a até 60 km/h. Existe baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e alagamentos.
Os municípios do Norte podem registrar até 32 mm de chuva, o que representa entre 13% e 15% da média climatológica de outubro. Em Porto Alegre, são esperados 16 mm, equivalentes a 10% da média mensal.
Apesar da instabilidade, o tempo deve ficar firme em grande parte do estado na quarta-feira (25). As temperaturas terão uma queda significativa em comparação com os últimos dias. Na Metade Norte, a mínima será de 11°C em Pedras Altas, enquanto a máxima atingirá 30°C em Vicente Dutra e Novo Tiradentes, ambas no Norte, e Salvador do Sul, no Vale do Taquari. Em Porto Alegre, a temperatura variará de 20°C a 27°C.
A população é aconselhada a permanecer atenta a movimentações suspeitas, especialmente durante a noite, e a acionar a polícia em caso de atividades consideradas fora do comum.



