O estado do Rio Grande do Sul esta sob três alertas emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para possíveis tempestades entre a noite desta sexta-feira (27) e o sábado (28). Os avisos foram classificados em amarelo, laranja e vermelho, representando riscos baixos, moderados e altos, respectivamente, e valem para todas as áreas do estado. Há preocupações com possíveis cortes de energia, danos agrícolas, quedas de galhos e possíveis inundações.
O Norte e parte do Noroeste e da Serra são as regiões com maior risco e estão sob o alerta vermelho. Já a Região Metropolitana de Porto Alegre, Litoral Norte e parte da Região Central, incluindo também cidades do Noroeste, da Serra e da Fronteira Oeste, estão sob o alerta laranja, considerado moderado. A maior parte da Metade Sul do Estado está sob aviso amarelo.
O alerta vermelho começa às 21h desta sexta-feira e permanece ativo até as 15h de sábado. Já o laranja está programado para ocorrer das 9h15 de sexta até as 15h de sábado. O alerta amarelo permanecerá em vigor das 15h de sexta-feira até as 10h de sábado.
Nas áreas de maior risco, especialmente no Norte, há a possibilidade de chuvas superiores a 100 milímetros por dia, uma previsão preocupante, já que historicamente o volume total para todo o mês de outubro varia de 200 a 300 milímetros. O Inmet também alerta para a ocorrência de ventos fortes, com rajadas podendo atingir mais de 100 km/h, granizo e tempestades elétricas.
Nas regiões com menor potencial destrutivo, esses números diminuem pela metade, com chuvas de aproximadamente 50 mm por dia e ventos atingindo até 60 km/h. Portanto, a população deve estar atenta e preparada para os possíveis impactos dessas condições meteorológicas adversas.



