O Detetive Cidadão é uma funcionalidade do aplicativo 156+POA e vem desempenhando um papel crucial no combate ao roubo e furto de veículos na cidade de Porto Alegre. Essa ferramenta permite que os cidadãos denunciem suspeitas de veículos roubados ou furtados, enviando uma fotografia diretamente pelo celular. De maneira anônima, os órgãos de segurança têm a oportunidade de verificar a procedência do veículo em questão, fortalecendo o combate a crimes desse tipo.
A contribuição do cercamento eletrônico não pode ser ignorada, com mais de 255 milhões de leituras de placas de veículos realizadas na capital desde o início do ano. A rede de inteligência, composta por 365 câmeras estrategicamente posicionadas, efetua em média um milhão de leituras de placas diariamente, tornando possível o monitoramento frequente de veículos suspeitos. Essa ação incisiva tem desempenhado um papel significativo na redução das taxas de roubo e furto de veículos na cidade.
Dados fornecidos pela Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP/RS) apontam para uma queda de 17% no total de carros furtados ou roubados entre janeiro e setembro de 2023, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Em uma perspectiva mais ampla, comparando com 2018, ano de implantação da rede de inteligência, o declínio chega a impressionantes 72%. A colaboração e compartilhamento de informações entre o município e o Estado têm desempenhado um papel vital nesse processo, otimizando recursos para melhor servir a população, conforme destacado pelo secretário municipal de Segurança, Alexandre Aragon.
Os alertas gerados são tratados pela Brigada Militar e compartilhados com várias agências de segurança, incluindo a Polícia Civil, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe) e Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). O sistema foi desenvolvido pela Companhia de Processamento de Dados de Porto Alegre (Procempa). A presidente da Procempa, Leticia Batistela, enfatiza que o cercamento eletrônico é um exemplo notável do uso inteligente da tecnologia, enriquecendo a administração pública e proporcionando maior segurança aos cidadãos.
Além disso, o projeto POA Segura, lançado em 2021 com um orçamento de R$ 60 milhões para melhorias na segurança municipal, inclui a instalação de mais de 400 câmeras de videomonitoramento, equipamentos de inteligência artificial e sistemas de informação, mostrando o compromisso contínuo com a segurança da cidade.
Com a informação Prefeitura de Porto Alegre.



