Na manhã desta sexta-feira (24), uma ação coordenada pela Polícia Civil da DRACO Passo Fundo, com apoio das Delegacias de Lagoa Vermelha, Paraí e Veranópolis, realizou o cumprimento de oito mandados de busca e apreensão em Lagoa Vermelha, Paraí, Veranópolis, São Jorge e Guabijú. A operação é parte de uma investigação sobre adulteração de bebidas alcoólicas, crime contra as relações de consumo e a propriedade intelectual.
A investigação teve início após denúncias sobre a qualidade duvidosa de determinadas marcas de cerveja, especificamente a linha de 600ml. O alerta veio quando consumidores deixaram de adquirir essa linha, mas continuaram comprando outros produtos. Após análises, constatou-se que havia adulterações, principalmente em garrafas comuns a diversas cervejarias, utilizadas na linha investigada.
Durante as buscas realizadas nesta manhã, dois indivíduos foram detidos em flagrante. Com um deles, foram encontradas 1.032 garrafas de cerveja falsificada, enquanto com o outro foram apreendidas 48 garrafas adulteradas, além de 1.200 garrafas vazias e cerca de R$ 25 mil em espécie. As garrafas apreendidas serão submetidas a perícia para análise do conteúdo, rótulo e tampa.
A prática de falsificação, segundo as autoridades, é rudimentar e representa um sério risco à saúde, já que envolve a abertura de garrafas de outras cervejas, a troca de tampas, algumas até enferrujadas, e posterior venda dos produtos adulterados. As investigações seguem em andamento, enquanto os detidos serão encaminhados ao sistema prisional.



