Na última quarta-feira (22), uma cena de confronto físico entre dois estudantes gerou alvoroço na Escola Municipal Cívico-Militar Carioca, localizada na Zona Norte do Rio de Janeiro. O embate, registrado em vídeo, revelou a omissão dos funcionários diante da briga, culminando no desmaio de um dos alunos.
As mães dos estudantes expressaram preocupação com a inação dos funcionários diante do episódio. Uma delas relatou ao g1 a falta de intervenção por parte da administração da escola, incluindo ameaças aos alunos que filmavam a briga, ressaltando a aparente omissão da direção.
O secretário municipal de Educação, Renan Ferreirinha, anunciou o início de uma sindicância para investigar o incidente. A renúncia do diretor da escola foi seguida pela designação de uma nova equipe de coordenação, prevista para assumir as responsabilidades na unidade a partir de hoje (24). O vídeo, com duração de um minuto, mostra a troca de golpes entre os alunos, resultando no desmaio de um deles após ser pisado na cabeça pelo colega.
O aluno desacordado foi prontamente levado ao pronto-socorro pelos próprios colegas, sendo submetido a exames que não indicaram danos à sua saúde. A Escola Municipal Cívico-Militar Carioca, estabelecida em 2020 sob uma proposta de gestão colaborativa na educação, tem a direção pedagógica sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação, com suporte de militares. Em resposta ao ocorrido, a Secretaria emitiu uma nota condenando a violência e anunciou suporte psicológico aos alunos envolvidos, convocando seus responsáveis para medidas futuras.
Veja o vídeo:
— Revista Fórum (@revistaforum) November 24, 2023
Com a informação Revista Fórum.



