A semana começou de forma atípica no Rio Grande do Sul, com uma brusca mudança no clima após o calor intenso do fim de semana. Uma massa de ar frio aliada a uma frente fria provocou temperaturas que se situaram entre 5ºC e 10ºC abaixo do habitual para dezembro.
Na região leste de Porto Alegre, por exemplo, os termômetros marcaram máximas de apenas 22,4ºC, aproximadamente 7,6ºC abaixo da média histórica para este mês na capital. Esta temperatura se assemelha mais à média registrada em maio do que em dezembro, surpreendendo pela sua baixa para esta época do ano.
Outras cidades também sentiram o impacto dessa mudança brusca: em Novo Hamburgo, a máxima foi de apenas 20,9ºC, 8ºC abaixo da média histórica de dezembro. A exceção foi a região noroeste, onde as temperaturas se mantiveram um pouco mais elevadas, mas, em geral, o estado registrou máximas entre 20ºC e 23ºC, com algumas áreas da Serra e Aparados não ultrapassando os 20ºC.
A previsão da MetSul Meteorologia indica que essa condição persistirá nos próximos dias, com temperaturas abaixo do normal para dezembro. A instabilidade também deve continuar, com maior intensidade prevista para quarta-feira. Nesta terça, mesmo com aberturas de sol em diferentes regiões, há previsão de chuvas em partes do estado, mantendo as temperaturas relativamente baixas para o período.
Com a informação METSUL.



