Cadeia Pública de Porto Alegre que já foi a pior penitenciária da América Latina é desocupada totalmente
Pesquisar
Foto: Imagem Ilustrativa / Ajuris

Cadeia Pública de Porto Alegre que já foi a pior penitenciária da América Latina é desocupada totalmente

Governo conclui retirada de detentos para última fase de obra de R$ 116,7 milhões visando transformação da ex-pior prisão da América Latina.

Compartilhe esta notícia:

Na quarta-feira, 6 de dezembro, os últimos dois pavilhões remanescentes da Cadeia Pública de Porto Alegre (CPPA), conhecida outrora como a pior penitenciária da América Latina, foram demolidos. Este evento marcou o início da fase final da reconstrução completa do presídio localizado na zona leste da cidade.

Precedendo esse marco, as secretarias de Sistemas Penal e Socioeducativo (SSPS) e da Segurança Pública (SSP) concluíram a desocupação total da CPPA no dia anterior. Desde a primeira operação em 2022, um total de 1.980 detentos foram transferidos, com a última fase movimentando 896 apenados nos dias 21 de novembro, 4 e 5 de dezembro.

O governador Eduardo Leite, que visitou as áreas recentemente desocupadas e já reconstruídas, destacou: “Nossa gestão viabilizou o investimento de R$ 116,7 milhões para a reconstrução, demonstrando nosso compromisso com a segurança dos gaúchos.” Essa transformação é fundamental para retomar o controle das prisões, visando a redução da criminalidade.

A operação, que envolveu diversas forças de segurança como Polícia Penal, Brigada Militar, Polícia Civil, PRF, entre outras, possibilitou o início da fase final da reestruturação da CPPA, representando um marco crucial para a segurança e o sistema prisional do estado.

Leia mais

📢 Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer acompanhar as principais notícias do Brasil e do mundo em tempo real? Conecte-se ao Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais:

📰 Siga também no Google News para receber nossos destaques direto no seu feed.