O Ministério Público do Ceará está investigando um médico, Marcio Roney, por homicídio culposo após a morte de uma idosa de 81 anos durante um exame de colonoscopia em Acaraú, no interior do estado.
A família da paciente, Jaci Aires dos Santos, alega que ela estava bem antes do procedimento e que, após a colonoscopia, apresentou inchaço abdominal, debilidade e veio a falecer após uma parada cardíaca. A idosa tinha sido submetida ao exame devido a alterações no comportamento alimentar, mas exames anteriores não apontavam problemas.
Durante o exame, a família relata que a idosa começou a se debater e o médico alegou que era normal, dando-lhe medicações e deixando-a para atender outro paciente. Diante da piora, a enfermeira sugeriu transferi-la para outro hospital, mas sem ambulância, a família a levou para outro hospital próximo. Ela foi posteriormente transferida, mas faleceu durante o deslocamento.
O laudo pericial apontou perfuração no intestino grosso como causa da morte. O médico foi denunciado por homicídio culposo por imprudência, negligência ou imperícia. O Ministério Público solicita uma reparação de pelo menos 150 salários mínimos aos herdeiros da vítima, enquanto a clínica ainda anuncia atendimentos com o profissional nas redes sociais.



