O pequeno município de Araricá, pertencente a Região Metropolitana (8.300 habitantes), tem sofrido com constantes e duradouras falta de abastecimento de água. Em março deste ano a Prefeitura Municipal assinou contrato passando a concessão de água e saneamento para a empresa Araricá Saneamento. Na ocasião, foi alardeado que a cidade se tornaria um “case” nacional que provaria que é possível que cidades de 10 mil habitantes ou menos, pudessem fazer o seu saneamento de forma independente.
O que se vê agora, e é registrado pela imprensa local, é o contrário, um grande descontentamento da população em relação a nova realidade.
– Faz dias que os responsáveis iludem as pessoas dizendo que a água vai retornar, mas nada é resolvido. Eu não sei o que a prefeitura fez e como colocou eles para trabalhar. São diferentes registros existentes no bairro Morada Nobre e acredito que os técnicos não sabem o que estão fazendo. Não podemos mais ficar sem água. Não sabemos mais o que fazer, se precisamos denunciar no Fórum. Nem comida em razão da falta de água consigo fazer”, declarou uma moradora.
Bom lembrar que Araricá tem um dos mais baixos percentuais de distribuição de água do Estado – somente 1,1% dos habitantes tem acesso a este abastecimento.



