Um papai noel sentado em seu trenó chegou à comunidade do Morro da Cruz, no bairro São José, em Porto Alegre, para fazer a alegria das crianças que frequentam o Coletivo Autônomo Morro da Cruz. O bom velhinho de cadeiras de rodas leva o espírito natalino e a diversidade na sua grande sacola vermelha, além daquilo que toda criança espera: o presente.
Eduardo Borela, de dez anos, o Dudu, gosta muito de química e de ciências – e quer ser cientista da NASA. No entanto, para o Papai Noel, o presente que ele pediu foi mais lúdico. “Quero uma fantasia do Deadpool, com as duas espadas. Mas espadas de brincadeira!”, ele acrescentou, rindo.
O Dudu é uma das 100 crianças e jovens de seis a 14 anos contemplados. A ação foi liderada pelo Instituto Moinhos Social (IMS), pilar social do Hospital Moinhos de Vento. Anualmente, a instituição organiza a campanha Adote uma Cartinha, transforme um sonho em realidade, reunindo cartinhas de crianças de diversas instituições da Capital.
“Todos os anos, nos mobilizamos para atender ao pedido de diversas crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social em nossa cidade. Essa iniciativa vai ao encontro do nosso propósito de cuidar das pessoas, dentro e fora do Hospital. É o resultado da solidariedade e da fraternidade de muitas pessoas – parceiros, colaboradores, pacientes, colegas, médicos do Hospital Moinhos de Vento, que entendem que Natal é sinônimo de esperança e de amor. Essas crianças são nosso futuro”, destaca o CEO Mohamed Parrini, que acompanhou a entrega dos presentes nesta segunda-feira (18).
Neste ano, 2,5 mil cartinhas foram adotadas. A iniciativa levará presentes a 13 entidades, incluindo o Coletivo Autônomo Morro da Cruz. “O mundo precisa de mais amor. E Natal é isso: afeto, atenção, carinho. Ver um sorriso e uma lágrima de emoção no rosto de uma criança é gratificante”, relatou o servidor público Dilceu dos Santos Flores Júnior, de 52 anos, voluntário do IMS.
“O Natal sempre evoca os melhores sentimentos em todos nós. Ficamos felizes em poder ver o sorriso de tantas crianças e jovens em cada uma das instituições que visitamos. Mais do que presentes, queremos levar também amor, amizade, esperança e inclusão quando colocamos na figura do Papai Noel a representação de uma condição diversa”, destaca a superintendente de Estratégia e Mercado do Hospital Moinhos de Vento, Melina Schuch.
Fundado em 2019, o Coletivo Autônomo Morro da Cruz tem como foco principal atividades de sociabilização e inclusão digital de alunos da rede pública, bem como acompanhamento psicológico das crianças e adolescentes e suas famílias. Hoje, atende cerca de 100 crianças – 52 crianças e 55 adolescentes. A instituição depende, em grande parte, de doações. Para doar, entre em contato pelo número 51 99116-7532 (what’s app).
_Instituições beneficiadas_
– Aldeia da Fraternidade (Zona Sul)
– ABRASCE | Escola de Educação Infantil da Ilha do Pavão (Ilha do Pavão)
– Centro Social Padre Pedro Leonardi (Restinga)
– Centro Social Marista Irmão Bortolini (Vila dos Papeleiros)
– Instituição de Educação Infantil Marista Tia Jussara (Ilha da Pintada)
– Casa Menino Jesus de Praga (Partenon)
– IEI Lupicínio Rodrigues (Comunidade Luterana – Menino Deus)
– IEI Eugênia Conte (Comunidade Luterana – Rubem Berta)
– Correia Lima (Filantrópica do Farroupilha)
– CPCA | Centro de Promoção da Criança e do Adolescente (Lomba do Pinheiro)
– Coletivo Autônomo Morro da Cruz (Morro da Cruz)
– EEI Renascer da Esperança (Restinga)
– CEPA | CEDEL (Comunidade Luterana – Azenha)



