O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um aviso de alerta para a região Sul do país a partir. O alerta é valido até as 10h desta quinta-feira. De acordo com o comunicado, são previstas chuvas intensas, com índices entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos de alta intensidade variando entre 60 e 100 km/h, e possível queda de granizo. Há risco de chuva localmente forte a intensa no Rio Grande do Sul nesta quarta e na quinta.
Essas condições climáticas extremas acarretam um risco significativo de corte de energia elétrica, danos severos em plantações, quedas de árvores e possíveis alagamentos em algumas áreas.
O INMET orienta a população a tomar medidas preventivas, como evitar abrigar-se debaixo de árvores devido ao risco de queda e descargas elétricas, além de não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda durante a ocorrência de rajadas de vento.
Como precaução adicional, é recomendado desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia, sempre que possível. Em casos de emergência ou necessidade de mais informações, a Defesa Civil pode ser contatada pelo telefone 199, e o Corpo de Bombeiros pelo número 193.
De acordo com a Metsul, uma massa de ar quente e úmido de origem tropical cobre o Sul do Brasil desde o começo da semana, favorecendo a formação de nuvens carregadas, de maior desenvolvimento vertical, capazes de gerar chuva forte a intensa e vendavais localizados. Por isso, a sequência de dias com temporais e que vai prosseguir.


