Ex-funcionários da Osicom protestam em frente à FASC por falta de direitos trabalhistas
Pesquisar
Foto: R. Gonzalez/ Porto Alegre 24 Horas

Ex-funcionários da Osicom protestam em frente à FASC por falta de direitos trabalhistas

Manifestantes pedem pelo valor de rescisão e organização alega não ter dinheiro para pagar

Compartilhe esta notícia:

Um protesto foi registrado na manhã desta sexta-feira (19), em  frente à Fundação de Assistência Social e Cidadania (FASC), localizada na Avenida Ipiranga, em Porto Alegre. Os manifestantes, ex-funcionários da Instituição Osicom, uma organização privada sem fins lucrativos, alegam não ter recebido a devida rescisão contratual após serem demitidos, em dezembro de 2023.

O movimento teve início diante da Prefeitura Municipal de Porto Alegre e posteriormente se deslocou para a FASC, marcando a quinta manifestação em busca de uma solução para a situação. A Osicom vem enfrentando desafios financeiros e alega não ter de recursos para pagar os ex-funcionários.

“A gente está aqui, fazendo uma manifestção pacífica, só reinvindicando o que é nosso. Não recebemos desde dezembro e tem colegas, amigos passando necessidade desde então”, afirmou uma das manifestantes ao Porto Alegre 24 Horas.

A Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) informa que foi autorizado a liberação de valores que estão relacionadas aos Termos de Parceria da Associação Comunitária (OSICOM). Desta forma, a FASC cumpriu o compromisso solidário aos trabalhadores conforme reunião em 10 de janeiro.

A Prefeitura de Porto Alegre possui termo de colaboração e parceria com a instituição e as rescisões são de responsabilidade da OSC. A FASC realizou todas as orientações necessárias em apoio solidário mesmo após a desparcerização no intuito de reforçar o seu reconhecimento pelas equipes na buscar justa por garantias para sanar as rescisões ainda pendentes estes trabalhadores.

Em nota, a Osicom alega que foram desfeitas as parceirias em seis abrigos e por isso ocorreu a demissão de muitos funcionários. A instituição afirma estar em negociação com a prefeitura para, juntos, pagarem as verbas rescisórias dos trabalhadores. Segundo a Osicom, não há uma “mantenedora”, que provê os recursos necessários, por trás da organização e isso dificulta a situação.

NOTA OFICIAL OSICOM

A Osicom é uma Instituição sem fins Lucrativos, ou seja, de caráter Filantrópico, que tem parceria com a Prefeitura. Sua Sede está localizada na Região Eixo Baltazar no Bairro Passo das Pedras. Atualmente mais de 1000 atendimentos são realizados entre crianças, adolescentes e famílias em situação de vulnerabilidade social. Tem como Missão a formação integral de crianças e adolescentes segundo os princípios de solidariedade, humanidade e respeito as diferentes manifestações de vida e sociedade.
Nesse momento nossa Instituição teve que realizar a entrega de 6 abrigos residenciais ocorrendo assim a demissão de muitos funcionários. Estamos em tratativas de negociação com a prefeitura para todos juntos podermos pagar as verbas rescisórias dos trabalhadores que ainda não receberam. Não temos uma mantenedora por traz e isso dificultou o pagamento. Estamos a mais de 63 anos trabalhando em prol da comunidade, estamos correndo atrás para conseguir pagar todos, e somos compromissados com a Educação e a Assistência Social. Nossa Instituição está de portas abertas para doações e colaboração. Venha nos visitar e colaborar com nossa luta.

 

Leia mais

📢 Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer acompanhar as principais notícias do Brasil e do mundo em tempo real? Conecte-se ao Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais:

📰 Siga também no Google News para receber nossos destaques direto no seu feed.