Pontos impróprios identificados: Entre os locais impróprios para banho no Litoral Norte, estão:
- Candelária – Balneário Carlos Larger – Rio Pardo
- Dom Pedrito – Praia Passo Real – Rio Santa Maria
- Imbé – Santa Terezinha – Rua Farroupilha
- Imbé – Mariluz – Av. Mariluz
- Torres – Praia da Cal – Av. Independência
Além desses, outros pontos em Pelotas, Santa Vitoria do Palmar, Tramandaí e Xangri-lá também foram listados como impróprios.
Suspensão da divulgação para a Lagoa do Peixoto: Devido a um temporal recente, não houve divulgação dos resultados para a Lagoa do Peixoto, em Osório. Os dados dos três pontos em Viamão serão divulgados na próxima segunda-feira, com a expectativa de serem próprios para banho.
Melhorias observadas: Pontos que anteriormente estavam na lista de impróprios, como Barra do Ribeiro, Cerrito, Pedro Osório e Santa Maria, já não constam mais nesta condição.
Processo de monitoramento: A Fepam, juntamente com a Gerência Regional do Litoral Norte Sema-Fepam (Gerlit) e a Divisão de Laboratórios (Dilab), é responsável pelas coletas e análises em água salgada no Litoral Norte. Outros pontos são monitorados com o apoio da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) e do Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas (Sanep).
Recomendações aos banhistas: É importante apenas nadar em locais com condição própria para banho, evitar banhos nas primeiras 24 horas após chuvas intensas e ter cuidado com áreas de concentração de algas, além de atenção especial com crianças, idosos e pessoas com baixa imunidade.


