Litoral Norte gaúcho apresenta 5 pontos impróprios para banho, segundo Fepam
Pesquisar
Foto: Reprodução

Litoral Norte gaúcho apresenta 5 pontos impróprios para banho, segundo Fepam

Boletim da temporada 2023/2024 revela condições das praias no Rio Grande do Sul

Compartilhe esta notícia:

Pelo segundo ano consecutivo, a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) divulgou seu sexto boletim da temporada 2023/2024, constatando que o Litoral Norte gaúcho possui cinco pontos impróprios para banho. De um total de 87 pontos analisados no estado, 72 estão próprios para banho, enquanto 15 são considerados impróprios, incluindo locais no Litoral Norte.

Pontos impróprios identificados: Entre os locais impróprios para banho no Litoral Norte, estão:

  • Candelária – Balneário Carlos Larger – Rio Pardo
  • Dom Pedrito – Praia Passo Real – Rio Santa Maria
  • Imbé – Santa Terezinha – Rua Farroupilha
  • Imbé – Mariluz – Av. Mariluz
  • Torres – Praia da Cal – Av. Independência

Além desses, outros pontos em Pelotas, Santa Vitoria do Palmar, Tramandaí e Xangri-lá também foram listados como impróprios.

Suspensão da divulgação para a Lagoa do Peixoto: Devido a um temporal recente, não houve divulgação dos resultados para a Lagoa do Peixoto, em Osório. Os dados dos três pontos em Viamão serão divulgados na próxima segunda-feira, com a expectativa de serem próprios para banho.

Melhorias observadas: Pontos que anteriormente estavam na lista de impróprios, como Barra do Ribeiro, Cerrito, Pedro Osório e Santa Maria, já não constam mais nesta condição.

Processo de monitoramento: A Fepam, juntamente com a Gerência Regional do Litoral Norte Sema-Fepam (Gerlit) e a Divisão de Laboratórios (Dilab), é responsável pelas coletas e análises em água salgada no Litoral Norte. Outros pontos são monitorados com o apoio da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) e do Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas (Sanep).

Recomendações aos banhistas: É importante apenas nadar em locais com condição própria para banho, evitar banhos nas primeiras 24 horas após chuvas intensas e ter cuidado com áreas de concentração de algas, além de atenção especial com crianças, idosos e pessoas com baixa imunidade.

Leia mais

📢 Cobertura do Porto Alegre 24 Horas

Quer acompanhar as principais notícias do Brasil e do mundo em tempo real? Conecte-se ao Porto Alegre 24 Horas nas redes sociais:

📰 Siga também no Google News para receber nossos destaques direto no seu feed.