Após uma cerimônia realizada nesta terça-feira (23), no Centro Administrativo Municipal, localizada no Centro Histórico de Porto Alegre, a Carris deixou de ser uma empresa pública. Com 151 anos de serviço, a empresa passa a fazer parte da Empresa de Transporte Coletivo Viamão Ltda.
No evento, o prefeito Sebastião Melo enfatizou a fragilidade em que o sistema de transporte passa nos últimos anos em razão das mudanças de cenário.
Segundo Sebastião, o período de pandemia salientou a situação. Isso porque, em 2019 cerca de 900 mil passageiros foram transportados. Já no período pandêmico, o número ficou entre 200 a 250 mil.
Apesar da mudança no controle empresarial, a empresa continuará sob a fiscalização do poder público, incluindo a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e a Empresa Pública. Além disso, uma comissão composta por técnicos e gestores da prefeitura devem prestar serviços nos próximos 90 dias. O processo de mudança não irá alterar o itinerário dos passageiros.
Segundo o contrato assinado, a empresa que realizou a aquisição deve investir cerca de R$ 60 milhões na compra de 62 novos ônibus, todos com ar-condicionado e seis articulados.
Segundo o empresário Leonel David Bortoncello, o foco é recuperar a credibilidade do serviço oferecido pela empresa. Assim, proporcionando aos 120 mil usuários do transporte qualidade e garantia nos horários.



