O INSS está convocando 4,3 milhões de aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios de longa duração para a prova de vida anual. Esta medida visa garantir a regularidade dos pagamentos e evitar bloqueios futuros. Desde o início de 2023, o INSS tem usado o cruzamento de dados para verificar a situação dos beneficiários, mas aqueles que não são localizados devem fazer a prova de vida por conta própria.
Segundo o INSS, a convocação se aplica aos casos em que a comprovação de vida não pode ser feita devido à ausência do beneficiário em qualquer base de dados identificada. Os 4.351.557 convocados nasceram entre janeiro e março, e aqueles que ainda não realizaram o procedimento estão sendo notificados.
Até o momento, 3.089.043 pessoas nascidas em janeiro e fevereiro receberam a notificação, enquanto 1.262.514 nascidos em março foram alertados sobre a necessidade de realizar a prova de vida. Para evitar o bloqueio dos pagamentos, os segurados devem realizar o procedimento por meio do aplicativo Meu INSS ou nos bancos onde recebem o benefício. O não cumprimento dessa exigência dentro de 60 dias após a notificação pode resultar no bloqueio do pagamento.


