Após seis anos de espera, a Usina do Gasômetro, um dos mais emblemáticos centros culturais de Porto Alegre, reabre suas portas em grande estilo no dia 18 de maio, durante a Noite dos Museus. A reinauguração será marcada por uma sinergia única entre passado e presente, com a exposição inédita do fotógrafo e multiartista Gabriel Wickbold, “MAZE”, que convida o público a mergulhar em um universo de imagens interativas.
A mostra, que fica em cartaz até 28 de julho, celebra o renascimento da Usina, um símbolo da história da cidade e da cultura gaúcha. “Essa abertura conjunta com a Noite dos Museus promete ser um marco para Porto Alegre”, afirma o secretário da Cultura, Henry Ventura. “A Usina sempre esteve na memória afetiva dos porto-alegrenses e sua volta representa um novo capítulo para a cultura da cidade”, complementa.
A Usina do Gasômetro, construída em 1928 e desativada em 1974, foi revitalizada em 1991 e se tornou um importante espaço cultural. As obras de reforma, iniciadas em 2017, foram concluídas recentemente, com um investimento total de R$ 20,6 milhões. A Prefeitura de Porto Alegre estuda a concessão da operação da Usina à iniciativa privada por 20 anos.
A Noite dos Museus, que acontece das 18h à meia-noite, irá movimentar 22 instituições e 11 galerias de arte em Porto Alegre, oferecendo uma experiência cultural única e gratuita para o público. A programação completa do evento, que em 2023 reuniu 185 mil pessoas, estará disponível em breve no site oficial.
Com a informação Prefeitura de Porto Alegre.



