Através de parceria com uma empresa líder nacional em fornecimento de equipamentos para medicina, modelo de investimento que o clube vem adotando nesta gestão, o Grêmio anunciou a chegada de duas Câmaras Hiperbáricas para o seu Departamento de Ciência, Saúde e Performance.
Trata-se de uma grande ferramenta para auxiliar no tratamento de atletas com lesões e na prevenção daqueles que estiverem propensos a diversos problemas físicos. Segundo o Coordenador do Departamento, Rafael Barleze,
“Eles fazem parte de um projeto inovador e eficaz que está sendo adotado pelo mundo esportivo tendo em vista os resultados que apresentam na evolução da saúde e da performance dos atletas. Elas funcionam aumentando a pressão atmosférica num ambiente controlado e isso permite que o corpo do atleta absorva muito mais oxigênio do que seria possível num ambiente normal. É um procedimento que acelera a recuperação das lesões musculares e essa é uma vantagem significativa”, destacou.
Dentro de uma Câmara Hiperbárica, o paciente permanece fechado por cerca de 1 hora, onde é submetido a uma pressão de 2 a 3 vezes menor que a pressão atmosférica a nível do mar. Ele também recebe um oxigênio 100 puro, e essa combinação faz com que a oxigenação do sangue seja 20 vezes maior que em condições normais. Isso acelera os processos de cicatrização do organismo, prevenindo e recuperando muito mais rápido lesões musculares, combate a bactérias entre outras funções terapêuticas.
O equipamento é usado em grande escala nos clubes europeus e alguns poucos no Brasil. Palmeiras tem cerca de 12 destes equipamentos, assim como o Flamengo. Atletas de ponta, como Neymar, Hulk, Lebron James, Cristiano Ronaldo e Vinicius Jr., têm as suas próprias Câmaras em suas residências.
Com a informação Lelê Pereira – @reporterlelepereira



