Nove pessoas foram resgatadas pela Polícia Federal em condições análogas à escravidão em uma propriedade de cultivo de arroz na área rural de Manoel Viana, na Fronteira Oeste do RS, incluindo um adolescente. Os trabalhadores estavam alojados em um galpão de madeira sem higiene e segurança adequadas, dormindo em meio à sujeira e com fiação elétrica exposta. Dois responsáveis pela propriedade e o suposto aliciador foram presos em flagrante, mas posteriormente liberados mediante pagamento de fiança e estabelecimento de medidas cautelares.
De acordo com o delegado Vinicius Barancelli, os trabalhadores foram contratados para atuar na produção de arroz, mas foram encontrados em condições degradantes após uma denúncia que desencadeou uma investigação conjunta da PF, do Ministério Público do Trabalho (MPT) e da Polícia Civil.
oPERApós o resgate, os trabalhadores, com idades entre 17 e 34 anos e provenientes de cidades da Fronteira Oeste do RS, foram devidamente assistidos e encaminhados de volta para suas casas com o suporte do MPT, que tomou medidas para garantir seus direitos.



