Um furo jornalístico divulgado pelo The New York Times nesta segunda-feira (25) revelou que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) permaneceu escondido na embaixada da Hungria no Brasil, localizada em Brasília, por dois dias. Essa medida foi tomada para evitar sua prisão dias após a apreensão de seu passaporte, por determinação do ministro Alexandre de Moraes, do STF, e após dois de seus assessores mais próximos terem sido presos. O incidente ocorreu na primeira quinzena de fevereiro.
Bolsonaro teve seu passaporte apreendido como medida cautelar para impedir uma possível fuga do Brasil, já que é o principal alvo do inquérito que investiga a tentativa de golpe de Estado durante o período pós-eleitoral de 2022, após sua derrota para o presidente Lula (PT).
Segundo o NYT, um vídeo obtido com exclusividade mostra Bolsonaro permanecendo na embaixada por mais de 48 horas, acompanhado por dois seguranças e sob a orientação do embaixador Zoltán Szentgyörgyi. O jornal norte-americano também relata ter contatado um funcionário da embaixada, que confirmou anonimamente a estadia do político brasileiro extremista no local.
A Hungria, país do Leste Europeu e membro da União Europeia, é governada há alguns anos pelo líder radical de extrema direita Viktor Orbán, considerado aliado de Jair Bolsonaro em suas agendas extremistas. Os dois se encontraram várias vezes durante o período em que Bolsonaro era presidente.
Essa revelação trazida pelo NYT pode potencialmente resultar na prisão definitiva de Bolsonaro. Ao tentar buscar refúgio na embaixada, o que teoricamente evitaria sua prisão devido ao princípio da extraterritorialidade (o local é considerado território húngaro), fica evidente a intenção do investigado de fugir do país para evitar responsabilidade legal pelos crimes dos quais possa vir a ser condenado pela Justiça.
🚨AGORA: Jornal The New York Times revela que após operação da Polícia Federal sobre tentativa de golpe de estado no Brasil, Jair Bolsonaro se escondeu na Embaixada da Hungria.
O ex-presidente teria pedido asilo por dois dias com receio de ser preso. pic.twitter.com/x9oWpzJCEZ
— CHOQUEI (@choquei) March 25, 2024



